Professor queridão é nova atração no Rul Jovem Talento

Hiverson Santos destaca a sua trajetória e projetos desenvolvidos

*Por Hudson Calandrelli

 

A 20ª reportagem do Rul jovem talento, quadro especial que valoriza jovens talentosos de Rondônia revela um pouco sobre a história de um educador super queridão e descolado!

Estamos falando de Hiverson Santos, 29 anos, professor de Inglês na Escola do Novo Tempo - Alejando Yague Mayoir em Ji-Paraná.

Ao Rul, ele falou sobre a sua trajetória como professor, o seu envolvimento com a música Cristã, além de um grande evento social que ele realiza juntamente com amigos no fim de ano em Presidente Médici, cidade em que reside. Veja abaixo trechos da entrevista.

 

Hiverson, fale para a gente sobre a sua trajetória na área da educação. Quando você decidiu ser professor de Inglês?

 

Estou atuando na educação desde Julho de 2013. Trabalhei antes disso em algumas agências bancárias do município de Presidente Médici, mas sempre desejei estar em uma sala de aula. Quanto ao inglês, eu sempre gostei! Minha mãe fez de tudo para que fizesse cursinhos e continuasse estudando. Em 2010 eu comecei a faculdade em Letras Português/Inglês e antes mesmo de concluir eu me tornei professor do Estado de Rondônia. Além da língua inglesa eu leciono também ínga portuguesa, e nesse pouco tempo tem sido gratificante o contato com os estudantes!

 

 Atualmente você atua como professor em uma instituição de educação de ensino médio Padrão MEC - a Escola do Novo Tempo em Ji-Paraná. Atuar neste colégio pra você é uma conquista?  

 

Uma conquista e tanto! Trabalhar na Escola Alejandro é um privilégio muito grande pra mim! É uma escola em que eu aprendo todos os dias. A equipe é fantástica, todos os professores são capacitados e me sinto muito lisonjeado em fazer parte desse time! A escola realmente é única. Vale a pena conhecer.

 

 Você é considerado um professor super queridão e descolado, inclusive em algumas oportunidades leciona usando o uniforme dos alunos. Como você explica esse carinho e respeito que os estudantes têm por você e você tem pelos alunos? 

 

Eu gosto do aluno! Sou apaixonado nessa fase da vida que eles estão. Eu procuro sempre falar a linguagem deles. E eu ainda me considero jovem, apesar de estar quase saindo da fase dos vinte e pouco anos rsrsrs, acho que isso os ajuda a se identificar um pouco!  Nesse processo de ensino e aprendizagem é muito importante falar a língua do aluno, entender como ele faz pra administrar todo conteúdo que estuda, a família, os amigos e tudo mais. Procuro dinamizar as minhas aulas, pra que o aluno se interesse em aprender um segundo idioma. Acredito que o carinho e respeito por parte deles se dê por conta desse esforço em entendê-los nesse processo. Sem contar que por ser uma escola com metodologia diferenciada, essa amizade e aproximação com os estudantes acaba acontecendo naturalmente.

 

 Hiverson, mudando um pouco de assunto, vamos falar sobre música! Você tem uma ligação muito forte com a música Cristã e com movimentos Cristãos. Fale sobre esse seu talento que envolve principalmente o público jovem. 

 

Eu atuo na área da música cristã desde meus 16 anos! Faço parte do grupo de louvor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Presidente Médici. Ali dentro aprendi tudo que eu sei hoje, desde cantar até mesmo produzir. Os meninos que trabalham comigo nesse grupo são muito talentosos e além disso crescemos juntos, então somos praticamente irmãos. Gostaria de destacar bem isso aqui porque acho muito importante: aprendi e aprendo muito com meus amigos. Com eles eu desenvolvo vários projetos aqui na cidade! Todos eles envolvendo a música! Esse ano teremos mais uma edição do natal solidário e já convido todo mundo a participar. Estará imperdível!

 

“Repartir o pão com aquele que precisa”. Bom, Há três anos você organiza juntamente com amigos o evento musical Natal Solidário em Presidente Médici e nessas três edições a ação foi um sucesso com muitas famílias carentes beneficiadas.  Já que entramos nesse assunto, queremos fazer uma pergunta para fechar a entrevista. Qual a mensagem que você deixa para as pessoas acreditarem e colaborarem para um mundo melhor?

 

Nós transformamos o mundo quando agimos em prol do próximo sem interesse em retorno! Eu preciso ajudar o outro mesmo sabendo que ele não vai lembrar-se do meu nome, ou que ele não vai frequentar minha igreja, ou não me trará nenhuma promoção pessoal! Transforme o mundo com seus amigos. Isso sim, vale a pena!

Oferecimento

Mais Talentos