Rul
Notícia publicada em 23/09/2014 às 08:43 | Cultura
Programação especial aumenta visitações no Museu das Comunicações em Ji-Paraná
Durante esta semana acontece a 'Primavera de Museus'

 

 

O Museu das Comunicações de Ji-Paraná está recebendo a visita de vários alunos das escolas públicas e privadas. É que durante esta semana estará acontecendo a Programação da Primavera de Museus. A proposta é mobilizar e propor uma nova maneira de se olhar este espaço.

 

A Primavera de Museus acontece em 761 instituições culturais brasileiras. Em Ji-Paraná não é diferente durante essa semana serão exibidos filmes e documentários para os visitantes. O Museu das Comunicações vai ficar aberto  das 09hs às 21h30.  

 

O tema da edição deste ano com o tema “Museus Criativos”  tem a intenção de estimular a manutenção e desenvolvimento de cada espaço na exploração de sua capacidade de inovar, seja por meio da diversidade de iniciativas ou ampliação da presença no território em que se acha inserido, garantindo, um maior acesso da população à cultura.

 

Segundo Maricelma Almeida Chaves, diretora do Museu das Comunicações, os visitantes vão encontrar as exposições permanentes, com uma sala reservada à cultura indígena, um espaço reservado a Marechal Rondon e a toda comissão que desenvolveram um trabalho nas linhas telegráficas, um cantinho dedicado a comunidade Quilombola de São Miguel do Guaporé, além um de um acervo sobre o finado Compadre Toninho, radialista e comunicador de Ji-Paraná. 

 

“As pessoas que chegarem ao museu vão ter a nossa história viva aqui presente, não é um acervo de valor financeiro e sim de um acervo de valor histórico de memória significativa e muito valoroso, e que nós enquanto munícipes de Ji-Paraná temos que conhecer as raízes desta cidade que nós enche de orgulho. Aqui é possível encontrar os artesanatos e materiais indígenas, máquinas de calculadora e datilografia, rádios antigos, ferros de passar, pilão entre outros maquinários e equipamentos da linha telegráfica, que retratam a nossa história”, disse o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). 

 

Regina Vilas Boas que visitou o Museu das Comunicações de Ji-Paraná, disse que a população da cidade deveria se interessar muito mais em conhecer a historia de uma terra que recebeu e continua recebendo famílias que vem de outros Estados em busca de um novo horizonte. “Ji-Paraná é uma cidade acolhedora, e quem conhece está terra se apaixona, e não consegue ir embora”, disse Regina.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia