Rul
Notícia publicada em 29/10/2014 às 16:41 | Meio Ambiente
Acadêmicos e professores da Ulbra e Unir plantam árvores em Ji-Paraná
Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

 

Numa ação realizada hoje (29) pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) em parceria com acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceulji/Ulbra e da Engenharia Ambiental da Unir, foram plantadas 350 mudas de árvores nativas na margem direita do igarapé que atravessa o residencial Bosque dos Ipês no bairro Presidencial.

 

O objetivo do plantio é recuperar e preservar a Área de Preservação Permanente (APP), que, pela legislação corresponde a 15 metros em ambas as margens do igarapé. Cerca de 50 universitários participaram da ação. As mudas são fornecidas pelo Viveiro Municipal.

 

De acordo com o diretor da área técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semeia, Diogenes Ricierri Grings, o plantio cobriu uma extensão de 300 metros, com  as mudas nativas que mais se adaptam ao sistema ambiental junto ao igarapé. “São mudas de açaí, ingá-cipó, cedro rosa e pau-brasil amazônico, pois elas resistem bem em ambiente úmido, como é o caso das margens dos igarapés”, explicou.

 

O coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Maurício Boff, informou que a Semeia continuará recuperando todo o igarapé, inclusive à margem esquerda. “Faremos estas ações também em outros igarapés da cidade e teremos a parceria das empresas, Gazin e Unimed, que somarão com o Município nessa luta pela preservação desses cursos d’água”, adiantou. “A ação é importante porque ajuda os moradores a reconhecer os limites da área de preservação e a respeitá-la” pontuou a acadêmica Danielle Pigozzo, do curso de arquitetura e urbanismo.

 

As ações de recuperação dos igarapés devem continuar até o mês de janeiro de 2015, e,   segundo Mauricio Boff, o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é fundamental, pois ela realiza a limpeza prévia dos locais onde são plantadas as mudas. Para a professora Mestra, Nadine Lessa Campos, do Ceulji/Ulbra, a partir dessa ação inicial, os moradores do entorno começam também a se envolver e a ajudar na preservação. “Por isso fizemos a parceria com a prefeitura, pois somente unindo forças podemos vencer a batalha pela preservação dos nossos igarapés”, afirmou.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia