Rul
Notícia publicada em 28/11/2014 às 11:44 | Notícias
Novos vazamentos em adutora podem danificar ponte
A adutora principal que fornece água para o segundo distrito possui diversos vazamentos

 

 

Matéria do acadêmico de jornalismo 

Josias Brito 

 

Empresários e população em geral de Ji-Paraná estão preocupados com a situação em que se encontra a adutora de água da CAERD – Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia, que fica embaixo da ponte sobre o Rio Machado, no município.

 

Os empresários informaram que estão sofrendo com o descaso dos órgãos públicos, fazendo com que a população assista indignada a destruição de parte de seu patrimônio histórico-cultural.

 

As duas pistas construídas junto a antiga ponte estão cheias de problemas estruturais, inclusive com grandes rachaduras e buracos, correndo risco de ocorrer um novo rompimento e danificando parte da ponte.


A reportagem esteve no local e constatou vazamento em diversos pontos da adutora, que se não houver uma manutenção urgente, poderá romper e danificar novamente a ponte.

 

O empresário José Carlos alega que antes mesmo que a ponte estivesse liberada para o trafego normal dos veículos, há 4 anos, já haviam problemas com rachaduras e buracos no meio da pista. “Não sei porque de tantos problemas, numa obra de cunho federal, que foi investido milhões para ser executada no município. Me lembro bem, que antes mesmo do término da obra, podemos observar vários buracos em cima da ponte, inclusive com a ferragem da mesma aparecendo”, enfatizou o empresário.


O TCU (Tribunal de Contas da União) publicou um acordo quanto as rachaduras encontradas na ponte sobre o rio Machado, em Ji-Paraná e cobrou providências ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

 

O Ministério Público Federal em Ji-Paraná (MPF/RO) solicitou informações para a substituição de uma adutora da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, localizada sobre o Rio Machado. A adutora está em situação precária e apresenta riscos de rompimento.

 

Em maio de 2012, houve rompimento da adutora, o que causou prejuízos ao tráfego de veículos na BR-364 e a necessidade de reparos na ponte sobre o rio Machado, com gastos de aproximadamente R$ 712 mil. Segundo perícia realizada pelo Departamento Nacional Infraestrutura e Transportes (DNIT), o rompimento foi consequência da falta de manutenção e antiguidade da adutora, instalada há aproximadamente 14 anos.

 

A Caerd já foi notificada sobre o problema na adutora que passa sobre a ponte. Segundo a gerência da Caerd, a empresa tem atuado diariamente para tentar resolver a situação de vazamentos em vários pontos da cidade, inclusive fazendo levantamento dos vazamentos ainda existentes, como é o caso da adutora embaixo da ponte sobre o Rio Machado. "Todos os vazamentos constatados não oferecem risco a estrutura da ponte, devido a água bater apenas no concreto. Vamos fazer os reparos necessários e resolver o problema naquele local", destacou.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia