Rul
Notícia publicada em 05/03/2015 às 14:51 | Educação
Fundação Cultural patrocinará formação técnica para turma de ballet
Já foram selecionados 29 bailarinas e um bailarino

 

 

Um corpo de Ballet Técnico, com certificação e apto a ministrar aulas, participar de festivais e montar espetáculos de repertório, aqueles de difícil preparo e que exigem longo e intenso trabalho para sua execução. Esta é uma das grandes metas da Fundação Cultural, órgão da Prefeitura de Ji-Paraná, para este ano de 2015.

 

Para tanto, já foram selecionados 30 bailarinos (29 bailarinas e um bailarino), todos acima de 13 anos, em uma audição ocorrida no final do mês de fevereiro e que contou com a assessoria das professoras Rita Nascimento e Gilca Lobo, de Porto Velho. “Este grupo vai passar a receber formação técnica em ballet clássico, dança contemporânea, acompanhamento nutricional e ainda terá uma preparação física especial”, explica a Keila Barbosa da Silva, a presidente da Fundação Cultural. Os recursos para esta missão virão de recursos próprios da própria Prefeitura de Ji-Paraná.

 

Esta formação específica virá por etapas. A primeira delas acontecerá já neste mês de março, quando a Fundação Cultural patrocinará a viagem de alguns professores e alunos para participar de um curso em Porto Velho com bailarinas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A outra fase será um curso de 300 horas, devidamente certificado, com aulas uma vez por mês e professores especialmente contratados para a empreitada. “Esta é uma iniciativa pioneira.

 

Queremos nos tornar um celeiro de talentos da dança clássica aqui no estado, naquilo que diz respeito ao ballet clássico, porque somos a única Fundação Cultural do interior de Rondônia que investe em formação”, frisa a presidente. Os planos também incluem a participação, no primeiro semestre de 2016, na semana de oficinas e cursos oferecida pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil na cidade de Joinville, e que culmina com as provas seletivaspara o Ballet Bolshoi, uma das formas de acesso a uma das principais companhias do mundo neste ramo.

 

Além desta iniciativa, há outras igualmente importantes em andamento na Fundação Cultural, nas áreas de teatro, música, audiovisual e educação patrimonial. Elas são desenvolvidas nas dependências do Teatro Dominguinhos, no Primeiro Distrito, e na nova unidade da Fundação, localizada na avenida Brasil, entre T-10 e T-11, onde são oferecidas aulas de instrumentos musicais (violino, piano, bateria, teclado, viola, violão, baixo e saxofone) e canto coral, além de ballet e dança de salão. A Fundação Cultural mantém hoje cerca de 2.000 alunos matriculados em seus programas.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia