Rul
Notícia publicada em 25/05/2016 às 16:37 | Rondônia Rural Show
Orquestra de Viola Caipira emociona público na abertura da Rondônia Rural Show
Os jovens violeiros são alunos da Fundação Cultural de Ji-Paraná

 

 

“A Rondônia Rural Show chegou em Ji-Paraná!”. Com este brado, seguido do som marcante de um berrante, o violeiro e aluno Alison da Silva, de apenas 18 anos, deu início à apresentação da Orquestra Municipal de Viola Caipira, mantida pela Fundação Cultural, órgão da Prefeitura de Ji-Paraná, durante abertura da 5ª Rondônia Rural Show, nesta manhã de quinta-feira (25), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

 

O que se ouviu depois foi a interpretação de clássicos da música sertaneja pelos 17 alunos da Orquestra com suas respectivas violas. Trajados com camisa xadrez e chapéus à caráter eles emocionaram a plateia atenta e numerosa, composta por cidadãos, convidados, diretores de empresas públicas e privadas, jornalistas e políticos e muitas outras autoridades. 

 

As canções interpretadas pelos jovens da orquestra foram três: “Boiadeiro Errante”, “Saudade de Minha Terra” e “Luar do Sertão”. Ensaiados pelo também violeiro Gilmar Brito da Silva, professor da Fundação Cultural há oito anos e agora tutor da Orquestra Municipal de Viola Caipira, ele se orgulhou em presenciar seus alunos em mais esta apresentação especial.

 

“É uma grande realização ver estes meninos tocarem este instrumento tão brasileiro num momento tão importante como este”, declarou. “Viola caipira é um dos muitos cursos gratuitos que ministramos na Fundação Cultural. Com mais esta opção musical trabalhamos com a ideia de formação e preparação dos adolescentes, dando a eles uma boa opção de vida.

 

Muitos viram professores da Fundação Cultural ou vão trabalhar em seus grupos, tocando na noite”, reitera Andrea Bastos, diretora da Escola de Música Valter Bártolo, da Fundação Cultura. Alison da Silva, o que fez a abertura, também falou à reportagem.

 

Ele disse que toca viola por influência do pai, Valter Fernandes, desde que este lhe presenteou com uma, aos 12 anos. “De tanto eu gostar de moda de viola o Alison acabou desenvolvendo, graças a Deus, o gosto pelo instrumento”, declarou o orgulhoso Valter. “Desde pequeno venho ouvindo estas músicas e fui gostando cada vez mais até me matricular no curso da Fundação Cultural. Agora estou aqui na orquestra. É muito emocionante estar aqui na Rondônia Rural Show”, completa o jovem.

 

Para Keila Barbosa, presidente da Fundação Cultural, este trabalho com a orquestra é uma mostra de tudo o vem sendo desenvolvido em sua secretaria. “A gente está trabalhando com políticas de estado desenvolvendo esta formação artística. O professor Gilmar Brito está hoje à frente da orquestra de viola caipira, mas nós temos muitos outros produtos culturais sendo preparados na Fundação Cultural com vários outros mestres. Queremos incentivar os nossos alunos das oficinas, das capacitações para que possam se realizar como artistas e também, futuramente, trilhar uma boa carreira profissional. Esta orquestra de viola caipira representa o nosso lado sertanejo, principalmente aqui na nossa cidade de Ji-Paraná e resgata essa tradição tão nobre e tão brasileira. É um orgulho mesmo trabalhar neste segmento da moda de viola de raiz que é tão característica da cultura brasileira”, disse Keila.

 

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia