Rul
Notícia publicada em 27/06/2019 às 15:52 | Esporte
Basquetebol da escola Gonçalves Dias mostra a sua força no Joer 2019

 

 

Medalhistas do basquete da escola estadual Gonçalves Dias

As tradições do basquetebol da escola estadual Gonçalves Dias e do handebol do colégio Ulbra, ambos de Ji-Paraná, escrevem mais uma página da história no desporto escolar da cidade ao se classificarem para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer).

 

As conquistas ocorreram na fase Regional Centro Oeste do Joer encerrada na quarta-feira (26) em Ji-Paraná. Nas modalidades individuais e paralímpicas, os alunos-atletas de Ji-Paraná também garantiram a maioria das vagas para as etapas estaduais.

 

O objetivo das oito equipes a partir de agora é de treinar mais para as próximas disputas. Os campeões foram classificados para as etapas estaduais que acontecem no segundo semestre em Porto Velho (esportes coletivos), Vilhena (esportes paralímpicos) e Ji-Paraná (esportes individuais). Os futuros campeões estaduais deverão ser convocados para compor o Time Rondônia, que disputará pódio nas competições em nível nacional.

 

Atleta do lançamento do dardo, no atletismo, Ingrid Santiago, estreou no Joer em Ji-Paraná e se classificou para a etapa estadual, em outubro, em Ji-Paraná.

 

A escola Gonçalves Dias também foi a campeã no futsal infantil masculino. Ainda de Ji-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM 4) classificou três equipes do voleibol e mais uma do vôlei de praia. Outras duas classificações no vôlei de praia foram da escola estadual Marcos Bispo e uma da escola Jorge Teixeira, de Vale do Paraíso. No futebol, o time da escola estadual Jovem Vilela, de Ji-Paraná, foi o campeão.

 

A primeira participação no Joer da aluna-atleta Ingrid Santiago de Oliveira, 12 anos, da escola estadual Janete Clair, de Ji-Paraná, foi coroada de sucesso. A garota se classificou ao estadual ao arremessar o dardo a 6,33 metros. “Eu não imaginava subir ao pódio, pois treinei pouco. Diante desse resultado meu objetivo é treinar muito e fazer bonito no estadual arremessando 10 metros”, disse a atleta satisfeita pela estreia e pela classificação no Joer.


A fase regional Centro Oeste do Joer, para estudantes masculinos e femininos infantis (12 a 14 anos) e juvenis (15 a 17 anos), foi disputada em 14 modalidades olímpicas coletivas e individuais e paralímpicas. O evento esportivo envolveu 794 alunos de 45 escolas públicas e particulares durante seis dias em Ji-Paraná.


Durante dois dias ocorreu o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) que também serviu como seletiva para a etapa estadual. O Fera tem a proposta de despertar os valores artísticos dos estudantes fomentando a cultura e artes, como fotografia, cinema, música, dança, teatro, desenho e pintura.


“Mais que acolher estudantes-atletas de várias cidades, a regional Centro Oeste do Joer foi uma prévia do que vamos realizar na etapa estadual das modalidades individuais dos Jogos Escolares, em outubro. Sobre o Fera tivemos oportunidade de conhecer talentos incríveis em várias categorias”, disse a coordenadora regional de educação, professora Rosangela Marum, incentivadora do esporte escolar.


O Joer é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Gerência de Educação Física, Artes, Cultura e Esporte Escolar (Gefacee). 

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia