Rul
Not�cia publicada em 22/11/2021 �s 09:36 | Cotidiano
CORAÇÃO DE RONDÔNIA: acolhedora, Ji-Paraná celebra 44 anos

 

 

Rul.com.br 
Fotos: Paulo Erickson

 

Ji-Paraná completa nesta segunda-feira, dia 22 de novembro, 44 anos de sua emancipação política e administrativa. Para celebrar a data especial, o cantor gospel Fernandinho irá se apresentar hoje no Beira Rio Cultural. A programação inicia às 19 horas. 

 

Clique aqui e siga o Portal Rul no Instagram

 

O município foi distrito de Porto Velho até o ano de 1977, quando conquistou sua autonomia durante o Governo do Presidente Ernesto Geisel. A instalação oficial do município ocorreu em 22 de novembro daquele ano, com a designação do primeiro prefeito, Walter Bártolo.

 

Desde então, a cidade vem se desenvolvendo e mantendo a posição de segunda maior do Estado, com uma economia pujante e bastante diversificada, com presença significativa do comércio e da prestação de serviços, importantes indústrias instaladas, sendo considerada umas das principais forças do Agronegócio em Rondônia, sediando inclusive, a maior feira de agronegócio da Região Norte, a Rondônia Rural Show.

 

Ji-Paraná figura entre as cidades brasileiras da região norte que mais geram postos de trabalho, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
 


Foto: Paulo Erickson


A Capital da BR-364, como é conhecida, possui ainda um outro fator de grande relevância para seu desenvolvimento: uma posição geográfica privilegiada, bem ao centro do Estado de Rondônia e na rodovia federal que liga o restante do país até a estrada do pacífico, permitindo acesso ao Peru, Chile, Bolívia e Colômbia. O município está em uma localização equidistante da Capital Porto Velho e de Vilhena, que está mais ao Sul do Estado. Vindo desta condição geográfica, o título de capital da BR-364.

 

A cidade também tem experimentado uma grande expansão urbana com a criação de novas áreas residenciais. Hoje, já são 72 bairros, além dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina. Uma população que caminha para atingir 140 mil habitantes.

 

 

 

O município é referência e serve de apoio para mais de 600 mil pessoas, habitantes de 17 municípios menores localizados em seu entorno e que dependem de diversos serviços oferecidos na cidade, especialmente nas áreas de educação, saúde e entretenimento.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: [email protected]
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia