Rul
Notícia publicada em 26/03/2024 às 15:23 | Curiosidades
Pastor Severo, um grande líder da Igreja Assembleia de Deus em Rondônia

 

 

 

O Portal Rul Saudades nesta publicação destaca a história do Pastor Severo Antônio de Araújo, um grande líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Rondônia. 

 

Severo morreu em 2012 após lutar contra uma enfermidade durante anos. 

 

Na foto acima, registrada em 1996, ele batiza um jovem chamado Gideão Miranda, uma de suas ovelhas em Ji-Paraná na época.  

 

Pastor Severo foi Consagrado pastor em 1º de agosto de 1982. Confira abaixo a sua biografia completa. 

 

-BIOGRAFIA (Por Jacó Rodrigues Santiago)

 

Pastor, antigo líder da Assembleia de Deus em Ji-Paraná e ex-presidente da CEMADEROM - Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia.

 

Nascido em 19 de dezembro de 1932, em Novo Exu, no Estado de Pernambuco. Filho do casal Antônio Manoel de Araújo e Eufrázia Maria da Conceição, Severo nasceu num lar cristão e desde sua infância sempre esteve envolvido na obra de Deus. Com as dificuldades que a família Araújo tinha em Pernambuco, acabou se mudando para o Estado da Paraíba, no ano de 1939, onde permaneceu por 12 anos.

 

No ano de 1951, toda a família mudou-se novamente, dessa vez para a cidade de Planalto (SP). Alí, o jovem Severo, passou a cooperar como porteiro na igreja onde congregava.

 

Durante o tempo em que ele trabalhou como porteiro da igreja, teve início o namoro com a jovem paraibana, Expedita Maria de Araújo (também conhecida como Nilza). Em 1954, os dois jovens se uniram pelo laços matrimoniais. Desse casamento, nasceram 11 filhos, sendo: Zenilda, Levi, Elizabeth, Ascenate, Lídia, Dalete, Jesaías, Otoniel, Natanael, Cassia e Izaías (In-memoriam).

 

Ainda no ano de 1954, o recém casado Severo e sua esposa Nilza, mudaram-se para o Estado do Mato Grosso do Sul, onde continuou cooperando como porteiro na Assembleia de Deus em Fátima do Sul. Como sempre foi muito ativo, naquele mesmo ano, aos 22 anos de idade, passou a dirigir uma congregação na localidade de Linha Iguasul, em Fátima do Sul.

 

No ano de 1956, foi separado para servir como diácono; e em 1958 passou a servir como presbítero.

 

Em maio de 1976, mudou-se com sua família para o Estado de Rondônia, indo morar inicialmente na cidade de Presidente Médici. Trabalhando como vendedor, Severo continuou cooperando na igreja local.

 

No ano de 1978, ainda como presbítero, mudou-se para antiga Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná). A região era ainda muito inóspita, sem nenhum conforto. Abrir trabalhos não era tarefa fácil. Em Vila de Rondônia, o então presbítero Severo Araújo, começou a cooperar com o pastor Manoel Cassimiro de Oliveira, de saudosa memória. Algum tempo depois foi consagrado ao ministério de evangelista. Em 1º de agosto de 1982 foi ordenado pastor.

 

Em 2 de março de 1983, foi empossado como presidente do Ministério da AD de Ji-Paraná, pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa. A igreja na época, contava com apenas quatro congregações.

 

Seu trabalho como líder da AD em Ji-Paraná foi marcado pelo crescimento da obra. Deus fez prosperar. O resultado é uma igreja organizada, que no ano de 2003, contava com 25 pastores e evangelistas, cerca de 70 presbíteros e 70 diáconos, e uma estimativa de 7 mil membros, além de vários departamentos em pleno funcionamento. Na época eram mais de 90 templos em todo o campo, dos quais 27 só na área urbana.

 

O pastor Severo Antônio de Araújo pastoreou a igreja durante 23 anos e nesse período foi membro da CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Por cinco anos, presidiu a CEMADERON – Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de Rondônia e através do seu ministério em muito contribuiu com a organização e expansão da Igreja naquele Estado. Deixou um legado de mais de trinta templos construídos em Ji-Paraná. Antes de presidir a CEMADERON, ele atuou durante sete anos como vice-presidente da convenção ao lado do então presidente, pastor Antônio Dionízio da Silva, o qual também na época liderava a igreja na capital, Porto Velho.

 

Pastor Severo, participou ativamente da abertura de vários novos campos de trabalho em Rondônia, e durante anos, participou como membro de honra da Mesa Diretora da Convenção Estadual.

 

No ano de 2005, aos 72 anos e tendo dedicado toda a vida ao trabalho de evangelização o pastor Severo Antônio de Araújo foi jubilado e se afastou do exercício ministerial em virtude de sérios problemas de saúde. Naquele ano foi nomeado presidente de honra da Assembléia de Deus de Ji-Paraná, sendo seu sucessor na presidência da igreja, o pastor Sadraque Muniz.

 

Em 12 de novembro de 2007, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia prestou uma homenagem ao pastor Severo. Projeto de lei do Deputado Jesualdo Pires, denominou de ‘Rodovia Pastor Severo Antonio de Araújo’ a RO-135 que liga a cidade de Ji-Paraná ao distrito de Nova Londrina.

 

Depois de lutar com uma enfermidade durante anos, pastor Severo Antônio de Araújo, faleceu na manhã do dia 10 de novembro de 2012, deixando saudosos a sua esposa, filhos, netos e toda a igreja em Rondônia.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia