Rul
Notícia publicada em 24/06/2019 às 15:34 | Saúde
Unicem e Unicesumar promovem curso de suporte à vida
Foi ensinado como prestar os primeiros socorros às vítimas

 

 

No último sábado (22) a Unicesumar, faculdade EAD, e a Unicem Cursos de Pós-graduação em Odontologia, promoveram o curso suporte à vida, cujo objetivo foi ensinar, tanto ao alunos quanto colaboradores, as técnicas e a importância de se prestar os primeiros socorros às vítimas.


O curso foi iniciado às 14h e encerrado às 18h. Nas quatro horas de exposição, a enfermeira, professora e mestre em Ciências da Saúde, Emanuela M. R. de Sousa, utilizando-se de informações e demonstrações, ensinou os alunos a fazer o prévio atendimento às vítimas, mostrando os cuidados a serem tomados em cada situação especifica, a exemplo de afogamentos, acidentes de trânsito, asfixias alérgicas ou engasgos com alimentos, etc. 


Mitos desfeitos


Além das informações técnicas, foram descontruídos vários mitos sobre atendimentos às vítimas. “Eu cresci sendo informado de que as pessoas que sofrem de epilepsia, quando convulsionam, podem chegar a engolir a própria língua. Mas descobri que isso não procede. Aprendi que a melhor forma de ajudar é rolar a pessoa de um lado para o outro, a fim de esvaziar os fluidos da boca, proteger a cabeça para evitar danos ao crânio e procurar ajuda médica, se necessário”, disse Rômulo da Silva Souza, colaborador da Unicesumar.


Ajudar sabendo


“Mais importante do que querer ajudar uma pessoa em situação de risco à vida, é saber ajudar, pois, às vezes, o que se faz na maior boa intenção, acaba sendo fator de atrapalho e agravamento da situação, por isso que eu achei louvável a atitude da coordenação das duas faculdades em promover esse curso com o pessoal, e para mim foi uma honra ter colaborado, porque através do que aprenderam, vidas poderão ser salvas por eles”, disse a palestrante.


“Foi muito importante poder contar com a presença de muitos dos nossos alunos e de nossos colaboradores neste curso que, acredito, vai ser muito útil a nós e, sobretudo, a quem precisar de ajuda no futuro. A palestrante foi clara, concisa e nos pôs a par do que, de fato, é necessário à um atendimento prévio à uma vítima”, pontuou Alexandra Guedes, gestora de polo da Unicesumar.

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: [email protected]
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia