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Notícia publicada em 23/04/2014 às 10:02 | Política
Instituto Phoenix divulga pesquisa para Deputado Federal
Confira os nomes dos pré-candidatos mais lembrados pelo eleitorado

 

 

O Instituto Phoenix divulgou hoje a terceira pesquisa para pré-candidatos a deputado federal em Rondônia.

 

Na tabela abaixo, confira os nomes, os percentuais e os partidos dos pré-candidatos mais lembrados pelo eleitorado na pesquisa espontânea:

 

 

AMOSTRAS: 1215 => PERÍODO: 20 a 26 DE MARÇO DE 2014.
CONTRATANTE: JORNAL MADEIRÃO
MARGEM DE ERRO: 2,83% PARA MAIS OU PARA MENOS.
REGISTRO NO TRE: 0006/2014/RO.


ABAIXO DADOS GERAIS DA PESQUISA:

 

Metodologia de pesquisa: Metodologia de pesquisa:

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DESTA SONDAGEM 3ª Pesquisa/2014

Abrangência (19) dezenove municípios. Porto Velho, Candeias, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji- Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Buritis, Machadinho, Espigão, Nova Brasilandia Guajara, P. Bueno, A. Floresta, Nova Mamoré e S. Francisco, Alvorada do oeste,

O objetivo principal desta pesquisa e identificar a intenção de voto para governo e senado, deputado federal e estadual, no Estado, de Rondônia averiguado de forma espontânea e estimulada. Metodologia de Pesquisa: MÉTODO PROBABILIÍSTICO ESTRATIFICADO COM SORTEIO DE MULTIPLAS ESTAGIOS . Por tratar-se de um estudo de natureza descritiva. Com característica de um publico conhecido. Desenvolvemos um método direto de investigação. Através da amostragem probabilística. Assim no estado de Rondônia, aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo dos eleitores, baseando-se também nos percentuais eleitorais para cada região, de acordo com as tabelas apresentadas. O critério de seleção obedece as informações e dados do TRE e IBGE. As entrevistas serão na maior parte efetuadas nos domicílios dos eleitores,após a certificação de que os mesmos votam no Estado e se dispõe a responderem as perguntas apresentadas. Selecionamos 19 dos 52 municípios entre eles estão os maiores colégios eleitorais de cada região afim de que possamos ter a representatividade necessária, que no calculo aplicado está na faixa acima de 72,5% de abrangência do contingente eleitoral de todo o Estado Para atingirmos os propósitos deste estudo utilizamos a técnica de pesquisa por amostragem, que reside na apreensão sistemática e extensiva das opiniões dos indivíduos inseridos no universo e que integram a realidade a ser investigada.

A validade deste tipo de pesquisa está na possibilidade de se aferir à intensidade de tendências, permitindo a sua quantificação e qualificação. O instrumento de consulta e coleta de dados utilizados será um formulário de questionamento misto, contendo algumas perguntas estimuladas (optativas) e outras semi-abertas de caráter mais informativo, este último tipo de questão permite que se evite indução da resposta, assim, como possibilita que se tenha conhecimento dos quadros de referência dos entrevistados. Com isso, obtêm-se também posições qualitativas das opiniões coletadas e que permitam aos interessados: traçar perfis, avaliar gestões e serviço; identificação e desempenho das ações em estudo, pelo cruzamento das respostas obtidas. O universo da pesquisa será constituído pelos eleitores do estado de ambos os sexos e faixa etária definida a partir dos 16 anos, integrantes de todas as camadas sócio-econômicas, sem distinção de raça, cor, crenças, a naturalidade ou costumes. Para garantir a confiabilidade dos resultados, colocamos em campo agentes de instrução nível médio, treinados para o fim específico, supervisionados por chefe de equipe que exigirá, acima de tudo neutralidade nos dados apreendidos. O trabalho terá a duração de seis dias, período de 20 a 25/ 03/ 2014 no totalidade dos municípios, escolhidos e demarcados de acordo com o cronograma, e mais (02) dias ininterrupto, será empregado na tarefa de revisão, processamento e tabulação geral, dos (1,215) questionários, finalizando com a publicação dos dados, salvo assim algum acidente de percurso, neste período chuvoso que poderá naturalmente retardar a coleta de campo. Quanto a estratificação das quotas, consiste em si determinar o bairro ou setores por sorteio, determinando a quantidade de entrevistas para cada agente e o percentual por faixa e sexo tornando assim a amostragem em equiprobabilística

EQUIPE: Um grupo de (09) agentes pesquisadores realizarão a coleta de dados em campo, nos bairros e localidades sorteadas, dentre os limites do Estado, coletando assim as entrevistas que compõe a amostragem prevista.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: (PLANO AMOSTRAL E PONDERAÇÃO) Quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Este plano foi elaborado com base no contingente populacional pautados diretamente no eleitorado do estado, por tratar-se de um levantamento exclusivo de intenção de voto, com vistas à eleição vindoura. Desta forma, baseado nos dados estatísticos do IBGE e TRE selecionamos (19) municípios, como poderá ser observado na tabela de estratificação. Por outro lado, adequamos a escolha dos municípios dentro da proporcionalidade populacional de cada Região Geograficamente delimitada, como também poderá ser visto. O NORTE: (Porto Velho, Guajara, Nova Mamoré e Candeias) : o CONE SUL: (Vilhena): e Pimenta Bueno o EXTREMO OESTE: (Rolim de Moura) N Brasilandia ;e A. Floresta NOROESTE: (São Francisco e Alvorada do Oeste); o REGIÃO CENTRAL : (Ji- Paraná e Ouro Preto do oeste); o CENTRO SUL; ( Cacoal e Espigão) o CENTRO NORTE: (Buritis e Ariquemes); o NORDESTE: (Jarú e Machadinho em suma, todas as Regiões foram contempladas conforme sua devida densidade eleitoral, mantendo- se assim a proporção no peso amostral de cada unidade. Assim, a amostragem foi produzida pelos questionamentos feitos à base de entrevistas individuais,em variados municípios e bairros estratificados, tendo como universo da pesquisa, o contingente de eleitores do Estado, dos quais foram retiradas as amostras representativas, obedecendo os critérios acima exposto. O Intervalo de confiança é de 96%, o que significa dizer que em 100 trabalho desta natureza, somente (04) poderão apresentar uma variação fora do previsto. Margem de erro: para mais ou menos 2,83%

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo :

 

DO CONTROLE E VERIFICAÇÃO:

 

Como variáveis de controle, seguimos neste trabalho a recomendação da Lei Eleitoral Vigente, que estabelece como padrões de controle as variáveis dentro dos percentuais apresentados pelo IBGE nas últimas aferições populacionais. Assim enquadramos dentro da variável de faixa etária os seguintes índice amostrais que influenciarão direto na ponderação desta variável. Juntos Aos eleitores de 16 a 24 anos, serão coletados na faixa de 20,6%, de 25 a 34 anos 25,3%, de 35 a 44 anos 20,5%, de 45 a 59 anos 21,7%, acima de 59 anos 11,9% perfazendo estas (05) classes, o total de 100% do eleitorado rondoniense entre os 1.105.353 votantes. Em quotas de sexo, também enquadradas como variável de controle, os atuais percentuais fornecidos pelo TER apontam para 49,88% de homens e 50,12% de mulheres.

Observa-se já uma pequena diferença na maioria dos municípios a favor do sexo feminino, mas que não teremos maiores empenhos, já que o próprio questionário a ser aplicado já segue definido nesta mesma proporção. Quanto a área física em cada município escolhido, serão sorteados bairros, em proporção ao número de amostra de cada unidade, de formas a mapearmos na proporção equiprobabilística. Dentre as cinco classes socioeconômicas definidas: A, B, C, D e E, e também o nível de escolaridade dos entrevistados, em número de quatro classes, a saber: Superior Completo ou incompleto, Básico ou primário e semianalfabeto.

 

Predefinidos no rodapé dos questionários Também, encaixados dentro das proporções do senso demográfico, funcionando como variáveis decorrentes. A atividade funcional e religião dos entrevistados não requer qualquer controle, visto que serão elementos somente passíveis de checagem, desta forma, não entram na pauta de controle das informações apreendidas. Na conferencia de questionários e revisão de dados se faz de imediato após a coleta de campo, tendo em vista a relação de telefones, fornecidas por parte do respondente, tendo em vista averiguar possíveis irregularidades na coleta ou mesmo no preenchimento dos dados fornecidos. Relação dos Municípios com seus respectivos bairros abrangidos será enviada posteriormente, logo após sejam catalogados todas as amostras planejadas.

Nota

 

Embora a amostragem tenha sido enquadrada proporcionalmente nas devidas faixas de controle, no concernente as variáveis de classe socioeconômica e instrução escolar, possa haver sempre oscilações de faixa para faixa, em razão das fontes oficiais estarem sempre desatualizadas e as mudanças serem bastante evolutivas. Assim levamos em conta também dados de trabalhos feito na região, na área de geo/ processamento, ao longo de vários anos. Dados relativos aos municípios e bairro abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme inciso 6º do art. 1º, da Resolução. TSE nº. 23.400/2013.

 

O pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas. Contado da divulgação do respectivo resultado): Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): obs. A relação dos Bairros seguem posteriormente 


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