Rul
Notícia publicada em 16/11/2014 às 17:35 | Turismo
Rul explora o Turismo Rural e sua importância ambiental
A reportagem visitou a Fazendinha na BR-364 e registrou os encantos da propriedade

 

 

Hudson Calandrelli
Rul.com.br 

 

A série especial de reportagens do Rul Expedição Turismo em busca da exploração destaca o potencial do Turismo Rural sustentável e a sua importância agroambiental com foco na agroecologia. A reportagem foi realizada na Fazendinha Agroecológica, localizada na BR-364 entre os Municípios de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

 

O Turismo Rural está em fase de expansão no Brasil e tem seu crescimento por várias necessidades, entre elas que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos.

 

Durante a expedição, a equipe Rul foi recebida por Antônio Deusemínio, proprietário da Fazendinha e servidor da CEPLAC há 28 anos.

 

Ele mostrou ao rul, como transformar uma propriedade rural degradada em produtiva. Um exemplo é a própria Fazendinha, que em 2001 era degradada e após 13 anos é referência no setor turístico rural e considerada umas das principais Propriedades Rurais Sustentáveis do Estado. "Temos que pensar em turismo sustentável e permanente, pois vejo que esse setor turístico tem muito ainda que ser explorado em nosso Estado", destacou. 

 

Integração produtiva

 

Antônio Deusemínio falou sobre a integração produtiva, a junção do animal com o vegetal, segundo ele um dos fatores mais importantes para o sucesso produtivo de uma propriedade rural. Na Fazendinha é desenvolvido três modelos da integração produtiva, onde o resíduo do animal é adubado na produção.  

 

Pirarucu com o cacau – Piracau
Graviola com Galinha – Graviolinha
Suino com Cacau - Suinocau

 

O Turismo Rural desenvolvido na propriedade explorado pelo Rul, proporciona aos visitantes a possibilidade de adquirir conhecimentos na área agroambiental e sua importância sustentável através do trabalho realizado no local. 

 

A fazendinha é um dos principais locais de visitação de produtores rurais da agricultura familiar. Na última semana, cerca de 40 mulheres do campo visitaram a propriedade e viram de perto a importância da integração produtiva

 

 

O proprietário da Fazendinha, Antônio Deusemínio, destaca as produtoras rurais a importância de se realizar a Integração Produtiva nas lavouras. 

 

 

"É impossível obter sucesso no campo se não utilizar o esterco nas lavouras", explicou o servidor da CEPLAC as visitantes

 

 

Na Fazendinha é desenvolvida a integração produtiva Piracau, onde o resíduo do Pirarucu é usado para adubar o Cacau. 

 

 

Cacaueiro pioneiro - Este cacaueiro (foto abaixo) foi implantado em 1971. A semente veio da Bahia trazida por Frederico Monteiro (CEPLAC) e Assis Canuto (INCRA). Segundo pesquisas, este é o primeiro cacau plantado em Rondônia.  

 

 

As mulheres ficaram encantadas com a propriedade e o aprendizado adquirido na visita

 

Rul registrou todas as produtoras rurais reunidas na visita a Fazendinha  

 

Na Fazendinha é desenvolvida a integração produtiva "Graviolinha", onde o resíduo da galinha é usado para adubar a graviola. O resultado final é satisfatório, como pode ser observado na imagem abaixo o tamanho das frutas. 

 

 

O ninhal dos urubus é um dos grandes atrativos da Fazendinha. Cerca de 800 urubus vivem no espaço, onde dormem e se reproduzem. O local é exótico e conta com um belo lago natural com plantas aquáticas.  

 

 

O lugar possui uma belíssima montanha, onde alpinistas realizam escaladas.  A partir de 2015 os turistas terão a oportunidade de realizar diversos esportes de aventuras no local. 

 

 

Castanheira plantada na Fazendinha em novembro de 2006 pelos alunos da FIMCA de Porto Velho  

 

 

Após 8 anos, Rul registra a evolução a árvore plantada pelos universitários e os investimentos realizados no local. Na foto abaixo, Antônio Deusemínio abraça a árvore. 

 

 

A pedra que chora é um dos principais atrativos da Fazendinha. Antônio Deusemínio disse que há cerca de 14 anos exploradores queriam cortar a beleza natural para fazer o canal do igarapé Dois de Abril em Ji-Paraná

 

 

A Fazendinha oferece hospedagem aos turistas. Os belos chalés estão instalados junto a natureza.   

 

 

A Fazendinha é um dos locais prediletos dos viajantes. O local é considerado um pedacinho de Minas Gerais em Rondônia.  

 

 

O café da manhã colonial, sevido todos os dias, possui um cardápio rico de alimentos e super saboroso

 

 

O almoço tem tudo haver com Minas Gerais, mas se completa por ser feito por talentosas cozinheiras rondonienses

 

 

A agroindústria instalada na Fazendinha fabrica doces e geléias com frutas produzidas no local 

 

 

Apoio Parlamentar

 

O deputado estadual Jaques Testoni, um dos principais incentivadores do turismo em Rondônia, enaltece o trabalho desenvolvido na Fazendinha e destaca que este é um dos setores turísticos que mais merece atenção no Estado. O Turismo Rural agrega valores e ajuda a fortalecer a produção de forma sustentável, gerando riquesas através do desenvolvimento econômico", destacouo deputado. 

 

 

 

A assessora do deputado Jaques Testoni Maria Geralda, grande incentivadora do turismo no Estado acompanhou a reportagem do Rul nas quatro primeiras reportagens especiais do quadro Expedição Turismo, em Busca da Exploração. "O turismo é uma área que trabalho com muito amor e vejo que Rondônia tem muito potencial neste setor e os avanços são visíveis", destacou 

 

 

Leia também 

 

 

1ª reportagem especial - Rul registra os encantos do Vale das Cachoeiras


2ª reportagem especial - Animais exóticos são atrações no Hotel Fazenda Coimbra Park

3ª reportagem especial - Rul desvenda toda a beleza do Hotel Graúna em Ouro Preto

 

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia